A importância do primeiro emprego

Desemprego

Desemprego

Acabou um ciclo na minha vida: licenciei-me! Agora caio no desemprego, ou no primeiro emprego que é o desemprego, e surge a questão: o primeiro emprego é muito importante? Já ouvi opiniões distintas sobre este assunto.

Há quem afirme que o primeiro emprego é muito importante porque se torna na base dos contactos da vida profissional que começa. Esta óptica tem toda a lógica visto que se alguém começar por trabalhar numa determinada área, os seus contactos, até mesmo para uma mudança de emprego no futuro, vão-se basear nessa experiência e, por consequência, mais fácilmente se consegue um outro cargo dentro da mesma área. Mas calma! Não é nada de obrigatório, pode é ser uma questão de facilidade.

Por outro lado há quem sugira que o primeiro emprego é simplesmente um primeiro emprego, um começo e como tal não terá um ponderação demasiado marcada nas escolhas futuras. Este ponto de vista ganha relevância especial no contexto económico que vivemos, pois é cada vez mais difícil encontrar um emprego e principalmente um emprego “para a vida”. Além disso, hoje em dia, ceteris paribus, as pessoas têm mais formação o que permite uma maior adaptabilidade a novas situações, a novos cargos e as empresas têm uma política de empregabilidade mais volátil, isto é, rodam cada vez mais os colaboradores.

Depois de ouvir diferentes prespectivas gosto de tentar encontrar um meio termo e neste caso esse meio termo passa por ter noção de que o primeiro emprego é importante a nível de contactos mas não é decisivo, até porque nos dias que correm é necessário que uma pessoa esteja preparada para novos desafios e, acima de tudo, que os queira agarrar!

Etiquetas:

5 Comentários a “A importância do primeiro emprego”

  1. Andréa diz:

    Com a primeira oportunidade de emprego e um bom currículo, estará um pouco à frente dos demais em uma entrevista de emprego para funções semelhantes a qual já exerceu.

  2. carolone diz:

    o primeiro empreo e um começo de td, e as portas se abrindo pro futuro,
    onde a vida profissional se evolui

  3. Diana Almeida diz:

    o primeiro emprego e a porta para um novo mundo, na idade de 14 a 18 anos muitos jovens não conhecem a hierarquia de uma empresa então esse passo e muito importante para futuramente oucupar altos cargos .

  4. Davi diz:

    muito legal
    uma das melhores opinioes que ja ouvi

  5. Tamiles Alves diz:

    Irmã olha esse ….

Comentar